segunda-feira, 19 de agosto de 2019

EXPULSÃO DO DEPUTADO FEDERAL ALEXANDRE FROTA DO PSL



Muitos políticos e personalidades artísticas, no decorrer da campanha eleitoral de 2018, apoiaram entusiasticamente o candidato à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro do PSL, que na época era deputado federal. Ele ganhou milhares de seguidores nas redes sociais por conta de seus discursos agressivos e de ofertas de soluções simples para combater a violência e a corrupção no país, que lhe rendeu até o título de mito pelos seus fãs e admiradores. Em decorrência desse fenômeno, muitos cidadãos enxergaram em sua figura o político ideal para assumir a presidência do Brasil, juntamente com o juiz Sergio Moro, caso se candidatasse.
Entre os políticos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro encontrava-se o deputado federal Alexandre Frota, na época do PSL, que imbuído pelo estilo semelhante de discurso, afirmou que acreditava na proposta política da família Bolsonaro e, em sua incorruptibilidade na vida política e social. Entretanto, com o passar dos meses desse governo, denúncias de fraudes e corrupções envolvendo a família Bolsonaro e, pronunciamentos no mínimo estranhos do presidente, para quem ganhou fama de político honesto e defensor da moralidade, causaram mudanças na postura do deputado Frota, que em algumas ocasiões lhe dirigiu críticas diretas. Ele também não poupou críticas dirigidas ao diretório estadual de São Paulo do PSL, o qual afirmou parecer uma organização de milícia de ex- PM.
Após ser advertido pela diretoria do PSL, surgiu boatos que o deputado Frota seria expulso do partido e, essa afirmação se confirmou e certa foi sua exclusão. Ao sair o comunicado oficial desta decisão, ACM Neto fez o convite ao deputado Frota para se filiar ao DEM. PSDB também fez o convite e, ganhou a disputa. Com o apoio do governador João Doria, o deputado Frota filiou-se ao PSDB.
Ao analisar o fato da expulsão do PSL e da filiação ao PSDB, esses partidos levam uma possível vantagem em torno deste deputado. Para o PSL, vivendo um momento favorável no qual a sigla cresceu meteoricamente graças à aposta em apoiar Jair Bolsonaro como candidato a presidência e, ainda na colheita dos frutos desse investimento, é preferível eliminar quem o critica abertamente que criar atrito com a família Bolsonaro. Para o PSDB o deputado Frota poderá representar um trunfo eleitoral para fazer oposição ao presidente Bolsonaro e preparar o terreno para candidatura do governador João Doria para presidente em 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É OU PARECE SER

A vida e suas disputas. Hoje me vi cantando uma canção de Renato Russo que diz que tudo que é demais não é o bastante, que a primeira vez é ...